Janeiro Branco

Saúde - Terça-feira, 10 de Janeiro de 2023


Janeiro Branco

pesar de pouco falado, o primeiro mês do ano é dedicado à conscientização e os cuidados com a saúde mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo, um transtorno mental frequente que afeta todas as faixas etárias, de qualquer raça, etnia ou classe social.

A doença é a principal causa de incapacidade e é pauta de destaque quando se fala em saúde da mente. A OMS afirma que a saúde mental depende do bem-estar físico e social, lembrando que o conceito de saúde vai além da ausência de doenças.

Esse conjunto é fundamental para que, como seres humanos, tenhamos plenas capacidades individuais e coletivas para pensar, nos emocionar, interagir uns com os outros e aproveitar a vida.

Idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão há cinco anos, o projeto convida as pessoas a refletirem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos, além de incentivar o debate sobre o tema em todos os espaços.

O mês de janeiro foi escolhido por alguns motivos, uma vez que é no início do ano que as pessoas têm a sensação de um recomeço e o desejo de obter um novo estilo de vida. Esse clima foi a base para que as pessoas começassem o ano pensando também em sua saúde mental.

Além disso, é comum experimentar alguma melancolia ou angústia durante a passagem do ano, e janeiro é um momento em que muitas pessoas ainda estão fragilizadas por isso. Então esse o momento ideal para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente.

No Brasil, estima-se que em cada 100 pessoas pelo menos 30 delas tenham ou venham a ter problemas de saúde mental. Seja ela depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico são os principais.

No site do Ministério da Saúde é possível encontrar assistência psicológica através da Política Nacional de Saúde Mental. A ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Saúde oferece atendimento à qualquer pessoa com necessidade de tratamento e cuidados específicos em saúde mental.

Se você precisa de ajuda ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade, não hesite em procurar Política Nacional de Saúde Mental.

Aproveite o clima, curta toda a sensação de renascimento do ano novo, com sua perspectiva de mudança e faça algo imprescindível à sua saúde mental: reveja, de tempos em tempos, suas atitudes e então recupere suas energias, feche ciclos e inicie uma nova fase!! Cuide de sua saúde mental.

Câmara Municipal


Martins